A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente.
O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. No escopo dos benefícios internos, vamos elucidar as questões governamentais e como a Secretária de Previdência “recompensou” os RPPS’s que conquistaram a certificação. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.
Dito isso, pode-se enumerar como vantagem da certificação: melhoria na organização das atividades e processos; Aumento da motivação por parte dos colaboradores; incremento da produtividade; redução de custos e do retrabalho; transparência e facilidade de acesso à informação; perpetuação das boas práticas, pela padronização; reconhecimento no mercado onde atua.
Conquistada a Certificação Pró-Gestão, o RPPS entra em um rol de investidor qualificado ou profissional, desde que preencha os demais critérios estabelecidos no tratam os arts. 137 e 138 da Portaria MTP n° 1.467/2022. Ademais, a Resolução CVM n° 4.963/2021, traz os critérios elevação de aplicação dos recursos que tratam do segmento de renda fixa, variável e investimentos no exterior, além dos demais parâmetros.
Abaixo, segue abaixo o exemplo de estratégia de alocação dos recursos no longo prazo, de acordo com cada nível do Pró-Gestão.
Quer saber mais? Entre em contato com a Crédito e Mercado, clique aqui!
Por Linda Glayce / Compliance e Gestão na Crédito e Mercado Consultoria
Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Comentários
Deixe o seu comentário