4 razões para acreditar que o mercado de ações nos EUA continuará forte no futuro próximo

19/07/2024 08:19:44

2 min e 46 segundos

A alta do mercado de ações americano, “bull market”, vem desde Out/22 e tem de forma legítima levantado recentemente preocupações de até onde irá. Para quem pensa que uma queda está próxima, a expectativa de crescimento dos lucros das empresas podem estar muito elevadas, já que, há sinais crescentes de um esfriamento econômico que pode até levar a uma leve recessão. 

Parece que está se estreitando o caminho para que o “bull market” continue. O preço das ações já está bastante esticado e uma alta forte de curto prazo pode ser o gatilho para vendas robustas na sequência, alterando o sentido do “bull market” para um “bear market”, mercado em queda. 

Correções entre 10% e 15% são frequentes em mercados de alta, por realização de lucros, mas existem bons motivos para acreditar que o mercado continuará seu ritmo altista. Deixe-me dar alguns números. Vamos dar uma olhada?   

O primeiro motivo: lucros futuros do S&P 500

Os lucros futuros por ação das empresas que compõem o S&P 500 subiram para um novo recorde até o final da 1ª semana de julho, chegando a US$ 262,0. A nova temporada de divulgação de resultados para o 2º trimestre está começando e deve ser boa. Uma recessão é improvável, especialmente se o Federal Reserve (Banco Central Americano) baixar o juro em setembro como previsto.

O segundo motivo: alto percentual de empresas com projeção de lucros

O percentual de empresas do S&P 500 com variações positivas nos úlitmos 3  meses em seus  lucros futuros projetados subiu para cerca de 83% até a primeira semana de julho. Isso dá fôlego a leitura de que o mercado continuará em alta.

O terceiro motivo: não são apenas as empresas 7-Magnificent que estão em bull market no S&P

Desde o início do mercado de alta “bull market”, em Out/22, o S&P 500 subiu 55,6%, liderado pelo aumento de 118,6% no S&P MegaCap-7 (Magnificent-7: Apple, Alphabet (Google), Microsoft, Amazon, Meta, Tesla e Nvidia). Excluindo o MegaCap-7, o S&P 500 subiu 36,4%, portanto, o S&P restante (493 empresas) está em bull market mesmo sem as estrelas da tecnologia (linha roxa).

O quarto motivo: o índice Preço/Lucro* está menos sobrevalorizado do que se pensa

O valuation projetado para as empresas do S&P 500 está esticado, porém, muito desta alta precificação das ações pode ser atribuída as Magnificent-7. Em junho, o P/L projetado do S&P 500  era de 21,2, enquanto o P/L projetado médio era de 17,8. O mercado em geral não está tão sobrevalorizado (esticado) como parece e pode inclusive subir com os bons lucros que devem ser divulgados para este 2º trimestre.

* Índice Preço/Lucro: quanto mais alto, mais caro ou sobrevalorizado o mercado/ações.


Por Leandro Strasser / Gerente da R3 Educação (CGA, CFP, CAIA L1)

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.

Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.

Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.

06/09/24
Impacto da Renda Variável no Regime Próprio
09/08/24
Impacto da Renda Fixa no Regime Próprio de Previdência
25/07/24
Como acompanhar o efeito dos juros futuros nos investimentos?

Leia também

Deixe o seu comentário